Moradores denunciam barulho, perturbação e desrespeito da academia Athetica Z Fitness; veja o vídeo

Moradores da rua 1, no bairro São Jose 2, em Manaus, entraram em contato com o Portal Baré para denunciar o barulho feito durante a noite pelos professores e alunos da Athetica Z Fitness. A academia fica em frente ao shopping grande circular e não atende a pedidos dos moradores em diminuir o barulho no local.

Em vídeos enviados à redação, é possível ouvir o barulho vindo da academia, sem respeitar os moradores locais. Ressaltando que barulho, enquanto perturbação do sossego alheio é enquadrado como contravenção penal, a poluição sonora é tida como crime ambiental, Art. 54 da Lei nº 9.605/98.

Segundo o denunciante, a gravação foi feita por volta das 23h desta terça-feira (3).

Veja o vídeo:

Os moradores se dizem cansados com a falta de respeito não só do proprietário, que já foi informado do incômodo, como também dos educadores físicos da academia.

Uma denunciante que já foi aluna da academia contou que deixou de frequentar o espaço, devido a exposição vexatória em que foi envolvida, por reclamar.

“Quando realizamos as primeiras denúncias eu e minha mãe malhávamos no local ainda no ano passado. Quando fomos nos direcionar para participar da aula, a professora não sabia que nós tínhamos denunciado e ainda ficou com sarcasmos falando mal de quem tinha reclamado, momento em que dissemos que fomos nós e ela ficou completamente sem graça pois estava incitando as alunas a gritarem mais alto ainda.”, relatou uma moradora.

Segundo testemunhas, desde que a academia iniciou as atividades, os vizinhos da rua 1 (que fica por trás) sofrem com um barulho ensurdecedor das aulas de ritmos, aeróbica e step que funciona em um salão que fica nos fundos da academia.

Ainda segundo uma denunciante, por diversas vezes já foi tentado resolver o problema. “O proprietário chamado Estefano, a gerente Larissa e o professor responsável pela coordenação dessas aulas Marcelo Patrick já foram procurados. Contudo, estes sempre agem com desrespeito, estupidez e ao final dizem que estão dentro da legalidade e que as pessoas têm que entender que moram em área comercial e se adaptar com isso (e quando dizem que vão resolver, não resolvem)”.

Veja os prints de uma moradora com a equipe da academia na tentativa pacífica de solucionar o problema, porém, sem sucesso.

O barulho não só é incômodo, como também já causou situações mais graves, como é o caso de uma criança que caiu da escada e os pais não ouviram, por causa da altura do som que vem da academia. Ainda segundo relatos, quando a avó da criança foi até a academia contar o caso e reclamar sobre o barulho para o proprietário, este chamou o professor e mais uma vez, porém, ambos agiram com desrespeito com a idosa, perguntando se foi o som que derrubou a criança.

veja:

Outra situação foi o caso de um casal de idosos que morava na rua, e precisou se mudar por não suportar o barulho e a gritaria. Da mesma forma, outro casal que tinha um filho com espectro Autista, também decidiu se mudar por causa do barulho e da perturbação. Pois era prejudicial à criança e ela ficava muito agitada.

Os moradores também relatam que já fizeram várias ligações para a polícia, através do 190 mas nunca foram atendidos. “Os atendentes da polícia sempre dizem que irão encaminhar uma viatura porém nunca chegam.”

A denúncia já chegou em oras esferas, e ainda assim, segundo os moradores, nada foi feito.

“Já procuramos as autoridades competentes por meios virtuais e também não temos solução, motivo pelo qual procuramos os portais como tentativa de os moradores terem voz.”, desabafa uma moradora do bairro.

A academia possui outra unidade localizada no bairro cidade nova, zona norte de Manaus.