Militares do Corpo de Bombeiros realizam simulado prático de incêndio urbano em Manaus

Militares do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizaram um simulado prático de incêndio urbano em Manaus. A atividade faz parte do curso de Formação de Sargento Combatente e visa preparar os profissionais para situações reais, garantindo maior eficiência durante os atendimentos. O simulado ocorreu na tarde desta segunda-feira (24/3).

O curso é desenvolvido pela Diretoria de Formação, Ensino e Pesquisa (DFEP) do CBMAM. O simulado ocorreu no Batalhão de Incêndio (BI) da instituição, localizado na avenida Buriti, Distrito Industrial, zona sul da capital.

O comandante-geral do CBMAM, Orleilso Muniz, destaca que a corporação promove treinamento constante de acordo com a determinação do governador Wilson Lima.

Ao longo do treinamento, 58 militares fizeram testes de resistência física e térmica, ativamento equipamento de proteção respiratória autônoma, colocaram em prática técnicas de combate a incêndio, além de passagem por porta em chamas simulando a entrada em edificação pegando fogo. Todo o treinamento ocorreu com Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e roupas de aproximação.

Para garantir a segurança da atividade, um caminhão Auto Bomba Tanque (ABT) e uma guarnição completa com uma Unidade de Resgate (UR) estavam no local.

Os alunos são divididos em seis equipes e o combate direto pode ser de até 40 minutos. “A gente está fazendo um estudo aqui, não é só chegar e apagar o fogo, faz todo um estudo, uma análise. Nós temos instrutores treinados para acompanhar os alunos lá dentro. Então lá dentro eles vão fazer o controle da situação, o combate, combater, observar sem agonia, sem desespero, para realizar o combate. Tudo é cronometrado”, explicou o instrutor da matéria de combate a incêndio urbano, Jammyson Freitas.

Atuando como bombeiro militar a aproximadamente 12 anos, Irinildo Rodrigues explicou que o treinamento é importante para atualizar técnicas para melhor atender a população. “Tendo essa capacitação o bombeiro acaba relembrando alguns procedimentos que devemos fazer antes de entrar no local da ocorrência”, acrescentou Rodrigues.