Os médicos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), decidiram não retornar ao trabalho, embora o órgão tenha decidido reabrir as agências nesta quinta-feira (17).
Os profissionais que atuam realizando vistorias em aposentados e candidatos à aposentadoria por problema de saúde ou invalidez, estão em greve, fazendo com que os atendimentos continuem suspensos.
Há quase seis meses que as agências estão fechadas e os cidadãos se encontram impedidos de receber seus benefícios. Muitos vão para as filas, tentar atendimento, mesmo sabendo que as perícias estão suspensas. Em nota, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) afirmou que os benefícios estão sendo liberados mesmo sem a perícia.
O órgão informou que fez vistorias e que as agências cumprem os requisitos sanitários.
“A Secretaria de Previdência informa que todas as agências do país inspecionadas e que cumprem os requisitos para o retorno do atendimento presencial da Perícia Médica Federal terão o agendamento das perícias autorizado a partir desta quinta-feira”, diz um trecho da nota divulgada pelo instituto:
https://6474effed597fb8867e24e158526650f.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
Para o INSS a ausência ao trabalho pode resultar em processo administrativo.
“A falta não justificada implica em desconto da remuneração e pode resultar em processo administrativo disciplinar, se caracterizada a inassiduidade”, conclui o texto.