
A FIFA oficializou nesta quarta-feira (7) as oito cidades-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada pela primeira vez na América do Sul. Manaus, no entanto, não está entre elas. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Gianni Infantino, por meio dos canais oficiais da FIFA.
As cidades selecionadas para receber os jogos são: Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Estádio Nacional), Fortaleza (Arena Castelão), Porto Alegre (Beira-Rio), Recife (Arena Pernambuco), Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena Corinthians).
Além de Manaus, Belém, Cuiabá e Natal também ficaram de fora. Durante o anúncio, Infantino agradeceu publicamente o empenho das 12 cidades que participaram do processo de seleção:
“Belém, Cuiabá, Manaus e Natal, muito obrigado pelos esforços extraordinários. Sua paixão foi notada, e queremos manter contato para envolvê-los de forma significativa nesse evento histórico.”
Em 2024, o presidente da Federação Amazonense de Futebol, Ednailson Rozenha, chegou a anunciar em tom de comemoração que Manaus estaria entre as cidades-sede da Copa. Na ocasião, ele destacou o envolvimento da CBF, uma visita técnica e até apoio do governo estadual:
“Começamos esse trabalho no início de 2023. Em setembro, a CBF veio a Manaus, e asseguramos nosso compromisso. Enfim, é hora de comemorar, somos sede, maninhos!”
Com a decisão final da FIFA limitando o número de sedes a oito, a exclusão de Manaus causou frustração após meses de expectativa criada pelas autoridades locais.