Manaus é a 4ª cidade com mais devedores no país

De acordo com informações da Serasa, o Amazonas tem quase 1,5 milhão de inadimplentes, destes, mais de 1 milhão de devedores somente em Manaus. A capital do Amazonas se encontra na quarta posição do ranking nacional, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Para a gerente de marketing da Serasa, Nathália Dirani, o cenário é crítico. Em todo o país, são mais de 62 milhões de inadimplentes e 213 milhões de dívidas ativas.

“O Amazonas tem quase 1,5 milhão de pessoas inadimplentes, o que é quase a metade da população do estado. Se olharmos para Manaus, ela é a quarta cidade com o maior número no ranking do país, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. É, portanto, um cenário crítico. A média da dívida no estado é de R$ 4.033, enquanto no Brasil gira em torno de R$ 3.900”, explicou.

Diante do cenário de inadimplência, a vida financeira do devedor fica mais difícil, pois ele não consegue financiamentos e empréstimos e fica sem crédito no mercado.

“Uma vez que você está inadimplente o acesso ao crédito é muito mais difícil. É mais difícil que uma pessoa tenha o tão sonhado financiamento. Isso se torna mais fácil a partir do momento que você regulariza a sua situação financeira e você sai da inadimplência”.

Para tentar reverter o número de devedores no país, a Serasa vem realizando diversas ações. Uma dessas iniciativas é o Queima total de dívidas, que vai até esta quarta-feira (31), e busca renegociar os débitos com descontos de até 99%.

“Essa ação permite que as pessoas consigam, com descontos que chegam em até 99%, renegociar suas dívidas com diversos parceiros de diversos segmentos. Em menos de três minutos é possível fechar esse acordo, gerar o boleto e pagar esse débito”, disse.

Os inadimplentes podem consultar sua situação no site da Serasa ou baixar o aplicativo do órgão em seu celular.