Maduro diz que ofensiva dos EUA busca se apropriar do petróleo venezuelano

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta terça-feira (2/9) que a ofensiva dos Estados Unidos contra seu país tem como objetivo se apropriar do petróleo e de outros recursos naturais, como o gás.

Apesar da acusação, o líder chavista evitou responsabilizar diretamente Donald Trump e apontou o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, como articulador das ameaças contra Caracas. Segundo Maduro, Rubio e a “máfia de Miami” querem envolver o republicano em atos de violência.

“Eles inventam uma lenda na qual ninguém acredita. A juventude norte-americana não acredita nas mentiras do chefe da Casa Branca, Marco Rubio, porque quem comanda a Casa Branca é ele, junto com a máfia de Miami, que busca manchar as mãos do presidente Donald Trump de sangue”, disse Maduro. “Eles querem o petróleo venezuelano de graça. Esse petróleo não é de Maduro, nem dos americanos. É do povo da Venezuela”.

Poucas horas antes da declaração, Trump anunciou um ataque aéreo a uma embarcação no sul do Caribe, que teria partido da Venezuela carregando drogas e estaria ligada à facção criminosa Tren de Aragua. O bombardeio deixou 11 mortos, segundo a Casa Branca.