
Em entrevista à CNN nesta quinta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que, se Donald Trump fosse brasileiro, também estaria preso pelos atos que protagonizou nos Estados Unidos.
“Se Trump fosse brasileiro e tivesse feito o que aconteceu no Capitólio, também responderia na Justiça. Se violasse a Constituição, estaria preso”, declarou Lula.
A declaração foi uma resposta à defesa recente que Trump fez de Jair Bolsonaro. O ex-presidente americano voltou a dizer nesta semana que o líder da direita brasileira é alvo de uma “caça às bruxas”, referindo-se ao processo em que a Procuradoria-Geral da República pediu a condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
Lula rebateu dizendo que Bolsonaro não está sendo perseguido, mas sim julgado pelos atos que praticou. Para o presidente, é certo que o Supremo Tribunal Federal o condenará: “Bolsonaro não responde apenas como pessoa física, ele é julgado pelos atos que organizou: uma tentativa de golpe, ameaças secretas, planos de assassinato contra mim, o vice-presidente e o presidente do STF. Só isso já bastaria para estar sendo processado”, afirmou.