
Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta sexta-feira (10), um novo modelo de financiamento imobiliário em evento da Caixa em São Paulo, onde aproveitou para tecer críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Durante discurso, Lula falou sobre o governo anterior. “Vocês têm noção do que aconteceu nesse País nos últimos seis anos? Vocês têm noção da semi destruição que esse País sofreu? Da falta de crédito, da falta de programa, da falta de objetividade. A gente teve que passar dois anos tentando reconstruir, tivemos que fazer uma coisa chamada PEC da Transição”, iniciou o presidente.
Ele então se referiu ao ex-presidente com a gíria. “Nós conseguimos, antes de governar, fazer o Congresso aproveitar uma PEC para dar dinheiro para a gente governar. Porque a “tranqueira” que governava não cuidou disso. E esse País está arrumado”, acrescentou o petista.
Lula alegou ainda que seu governo trata a questão do déficit fiscal com responsabilidade, apesar de existir uma “indústria de jogar desconfiança na sociedade brasileira”. O presidente também mencionou que o país saiu do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), algo que havia ocorrido pela primeira vez em 2014.
Ao final, o presidente Lula abordou a política externa, em outra crítica a Bolsonaro. Ele comentou a relação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e defendeu que o Brasil não deve depender economicamente “de um país ou do humor de um presidente”.
Também acompanharam o evento o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Jader Filho (das Cidades), Rui Costa (Casa Civil), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), além do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, e do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, entre outras autoridades.