Londres: Homem é preso após tocar no caixão da rainha Elizabeth II

Um homem, que não teve o nome revelado, foi preso pela polícia de Londres por volta das 22h desta sexta-feira (16) após violar as regras e tocar no caixão da rainha Elizabeth II, que está sendo velada em Westminster Hall. Essa é a segunda prisão ocorrida durante o funeral da monarca.

De acordo com a polícia, o suspeito estava na fila, dentro do palácio, quando correu, ultrapassou as barreiras e subiu os degraus até onde está o caixão. Antes de ser detido pelas autoridades, o homem derrubou uma criança de 7 anos que estava no local. O momento foi registrado por testemunhas e rapidamente ganhou grande repercussão na internet.

“O Comando de Proteção Parlamentar e Diplomática deteve um homem em Westminster Hall após um distúrbio”, confirmou um comunicado da Scotland Yard, que é a Polícia Metropolitana de Londres, após o incidente. No texto também foi ressaltado que o homem foi preso “por um crime sob a Lei de Ordem Pública e está atualmente sob custódia”.

Testemunhas que estavam no local na ora da ação relataram que durante o tempo de espera na fila, o comportamento do homem foi incomum, já que ele não interagia com outras pessoas. Poucas horas antes, o rei Charles III, a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward participaram da vigília em torno do corpo da rainha.

Essa é a segunda prisão que aconteceu durante o velório da monarca, que já dura quatro dias. No primeiro caso, um jovem de 19 anos, identificado como Adio Adeshine, foi detido após assediar sexualmente duas mulheres que também estavam na fila – que chegou à 6km na quarta-feira (14).

Fila para visitar o caixão

A rainha Elizabeth II faleceu no dia 8 de setembro, aos 96 anos. O caixão está no topo de um pedestal, coberto pelo estandarte real, a coroa imperial e o cetro, que são símbolos do poder da monarquia britânica.

Em Londres, milhares de pessoas prestaram a última homenagem à rainha em Westminster Hall, considerado o aposento mais antigo do palácio que abriga o Legislativo britânico. Nesta sexta-feira (16) as autoridades suspenderam o acesso à fila do funeral por 6 horas, devido ao alto fluxo de pessoas.