Lira sobre acordo com partidos na Câmara: “Houve pacificação, a princípio”

O novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), realizou a primeira reunião do Colégio de Líderes em meio a tensões devido ao seu primeiro ato, que anulou a configuração em blocos homologada pelo seu antecessor, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Ao sair da reunião na qual ficaram definidos os cargos de cada legenda, Lira disse que conseguiu pacificar os ânimos, exaltados desde a madrugada de segunda-feira.

Lira também sustentou que a maioria dos parlamentares será ouvida e que as decisões da Mesa e do Colégio de Líderes serão respeitadas. “Nada mais de decisões isoladas, como dissemos o tempo todo na campanha”, falou o presidente.

A eleição de todos os outros cargos da Mesa está marcada para ocorrer nesta quarta-feira (3/2), às 10h. Na reunião desta terça, ficou definido que o PL ficará com a primeira vice-presidência da Casa; o PSD, com a segunda vice-presidência; PSL ficará com a Primeira Secretaria; a Segunda Secretaria será do PT; a Quarta Secretaria fica com o Republicanos. A única indefinição é com a Terceira Secretaria, que ficará com PSB ou PSDB.

O acordo proposto pelo bloco de Lira ao de Baleia Rossi era de duas vagas de titulares na Mesa. A proposta foi aceita, e os cargos acabaram sendo a Segunda (PT) e a Terceira secretarias, para PSB ou PSDB. O acordo prevê ainda que candidaturas avulsas não serão aceitas.

Cedendo aos líderes, o presidente disse esperar que a votação ocorra de forma tranquila. “Isso será feito amanhã com a maior tranquilidade. Houve um acordo entre as lideranças dos dois blocos, que permitirá que a Casa amanhã, às 10 horas, faça uma eleição rápida, restabelecendo alguns critérios que foram acertados na reunião de ontem”, destacou.

Ele disse que ainda nesta terça pretende conversar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para acertar a instalação da Comissão Mista de Orçamento (CMO). Lira também tem a intenção de realizar uma reunião de líderes na quinta-feira (4/2) para definir as pautas da próxima semana.