Líder religioso usado como laranja por facção criminosa é preso na porta da igreja

Leonardo Belchior de Souza, um pastor de 44 anos, foi preso na noite de sábado (1º/6) sob acusação de envolvimento com a facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) do Rio de Janeiro. Souza era foragido da Operação Fim do Mundo, iniciada pela Delegacia de Repressão a Drogas (DRE) em janeiro de 2023 em quatro estados.

A Polícia Federal (PF) informou que Souza, já denunciado, atuava como “laranja” da facção, ajudando a lavar dinheiro proveniente do tráfico de drogas e armas. Ele foi localizado e capturado por agentes federais em frente a uma igreja em Juiz de Fora, Minas Gerais, onde cumpriram um mandado de prisão preventiva emitido pela 1ª Vara Especializada em Organização Criminosa da Capital do Rio de Janeiro.

Após sua prisão, Souza foi levado à Delegacia de Polícia Federal em Juiz de Fora para os procedimentos formais e será transferido para o sistema prisional, onde aguardará à disposição da Justiça.

Em sua conta no Instagram, o pastor frequentemente postava vídeos abençoando comunidades controladas pelo TCP e declarando “livrá-las das ações dos traficantes”.