
A jornalista e ex-deputada federal Joyce Hasselmann divulgou nesta quinta-feira (10), em seu canal no YouTube, uma carta enviada por e-mail à Casa Branca, direcionada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. No texto, ela responsabiliza Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela crise provocada pela tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros.
No vídeo, Joyce afirma que a decisão de Trump atinge em cheio setores como carnes, sucos e minérios, podendo causar “grandes prejuízos” e a perda de milhões de empregos no país.
Escrita em inglês e português, a carta diz que Trump foi “levado ao erro” ao apoiar Bolsonaro, que, segundo Joyce, está envolvido em corrupção, milícias, tentativa de golpe e mentiras no exterior — citando Eduardo Bolsonaro e o jornalista Paulo Figueiredo.
Ela também critica Lula por aproximar o Brasil dos Brics e tentar criar uma moeda alternativa ao dólar, o que, para Joyce, isolou o país e motivou a reação norte-americana. “Lula é um nanico perto de Trump”, disse.
No editorial, a ex-parlamentar pediu que Trump não se alinhe “a nenhum dos dois lados” da política nacional, mas sim a valores como liberdade, democracia e transparência. Ela ainda convocou outros brasileiros a enviarem cartas semelhantes como forma de pressão.
“Só existem dois culpados por esse tarifaço: Bolsonaro e Lula. É a gangorra do ruim com o pior”, disparou.