Jovem vence concurso de beleza e é vítima de racismo

Uma jovem vencedora de uma concurso de beleza é vítima de racismo em Santo Antônio do Amparo, em Minas Gerais. Maiza de Oliveira, de 19 anos, relatou áudios em grupos de Whatsapp e resolveu denunciar.

A injúria racial circulou em grupos de whatsapp na cidade. Os áudios foram gravados por uma moradora da região. O concurso para escolher a nova ‘rainha’ da cidade aconteceu no último fim de semana.

Nos áudios, uma mulher se mostra indignada ao saber que Maiza foi a vencedora do concurso:

“Gente, eu estava na roça e agora eu vi o resultado. Ah, vou contar uma coisa procês: esse negócio de inclusão social tá foda. É os preto é que tá mandando em tudo mesmo. É cota na escola, é cota aqui, é cota ali…”, diz o áudio.

Ouça: http://https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/video/video-audio-racista-ataca-vencedora-de-concurso-de-beleza-em-mg-9611820.ghtml

Um  inquérito foi aberto pela autoridades policiais para apurar o caso e já identificou a mulher dos áudios. Em outro trecho, ela diz: “e os branco tá tudo levando tinta. Da próxima vez, nós tem que pular num tanque de ‘criolina’ e sair tudo pretinha, aí pode candidatar a qualquer coisa, que ganha”.

A jovem já registrou boletim de ocorrência e prestou depoimento à Polícia. A denúncia é de injúria racial

Maiza contou que se sentia triste e constrangida horas antes do concurso acontecer já circulavam áudios debochando de sua aparência.

A prefeitura de Santo Antônio do Amparo lamentou e repudiou o episódio.