
A jornalista Daniela Lima, da GloboNews, apontou que a recente alta do dólar foi impulsionada por uma onda de desinformação nas redes sociais. Segundo ela, um perfil falso teria disseminado informações erradas, afetando o mercado financeiro e alterando o comportamento dos investidores. Na terça-feira (17), a moeda americana atingiu R$ 6,20.
“Recebi mensagens de diretores do Banco Central sobre uma fake news circulando, que foi enviada a gestores do BC. Eles perguntaram se aquilo era verdade”, revelou Daniela ao vivo.
Ela explicou que o perfil que espalhou as mentiras se apresenta como um canal de notícias sobre geopolítica, economia e política, feito por brasileiros expatriados, alegando não ter censura. Porém, o perfil teria publicado falsidades atribuídas a Gabriel Galípolo, futuro presidente do Banco Central.
Entre as falsas declarações estavam afirmações sobre a “salvaguarda da moeda dos BRICS” e a “meta de reduzir o dólar para um valor específico”. “Esse perfil de fake news fez uma série de postagens que estão sendo compartilhadas por operadores do mercado financeiro”, completou Daniela Lima.