Israel confirma que matou Yahya Sinwar, líder do grupo terrorista Hamas

Israel confirmou na tarde desta quinta-feira (17) que matou o líder do Hamas e cérebro do ataque de 7 de outubro de 2023, Yahya Sinwar. O terrorista era o homem mais procurado pela ofensiva israelense da Faixa de Gaza.

A informação foi dada por Israel Katz, ministro das Relações Exteriores de Israel. As Forças de Defesa de Israel também confiram a informação nas redes sociais.

Em mensagem que enviou aos seus colegas globais, Katz diz que a morte do mais recente líder do Hamas cria uma abertura para a libertação imediata dos 101 reféns restantes.

“O assassinato de Sinwar cria uma possibilidade para a libertação imediata dos reféns e pode levar a uma nova realidade em Gaza — sem o Hamas e sem o controle iraniano”, disse Katz.

“Esta é uma grande conquista militar e moral para Israel e uma vitória para todo o mundo livre contra o eixo maligno do islamismo extremo liderado pelo Irã. Israel precisa do seu apoio e assistência agora mais do que nunca para avançarmos juntos nessas metas importantes”, afirmou Katz na mensagem.

“Yahya Sinwar planejou e executou o Massacre de 7 de outubro, promoveu sua ideologia assassina antes e durante a guerra e foi responsável pelo assassinato e sequestro de muitos israelenses”, afirmaram as Forças de Defesa de Israel.

Yahya Sinwar foi eliminado por soldados israelenses em uma operação no sul da Faixa de Gaza, região comandada pelo grupo terrorista palestino Hamas.