Com o tema Expectativa vs Realidade, teve início a exposição inclusiva no último dia (24), o evento ocorreu no Shopping Sumaúma, com início as 17h.
Com muitas fotos, cliques e poses, o evento reuniu um público bastante especial, realizado pelo Instituto Amazonense de Inclusão (IAI), a mostra fotográfica busca diminuir o preconceito da sociedade contra pessoas com deficiência.
Trazendo fotos em tons de preto e branco e fotos coloridas, as fotos foram feitas na Faculdade Anhanguera, dentro do Sumaúma Park Shopping, e também em área externa.
Contando com um público bem acolhedor e sorridente, o evento atraía olhares de quem passava pela praça de alimentação.
De acordo com Breno Marx, presidente do instituto e também responsável pela exposição, a ação surgiu pela necessidade de criar, frequentemente, projetos inclusivos para pessoas com deficiência.
Durante o evento várias pessoas puderam tirar fotos com os modelos inclusivos e inclusive com alguns pets modelos que estavam no local.
Ainda conforme Marx, a exposição busca “tirar o pensamento preconceituoso que existe na cabeça das pessoas com relação a pessoa com deficiência”. Para isso, foram instaladas duas fotos do mesmo modelo: uma em preto e branco, que seria a visão típica sobre a pessoa com deficiência, e a outra colorida, mostrando a realidade e o empoderamento da pessoa com deficiência.
“A pessoa com deficiência tem uma aceitação própria, não no início, mas depois ela adquire. Muitas delas já nascem com deficiência e são pessoas felizes. Nós, que somos típicos, muitas vezes pensamos que elas são tristes por conta da deficiência, mas isso não é a verdade. Por isso mostramos esses dois lados”, salienta o presidente do instituto.
Segundo Cristiane Rocha mãe de um dos modelos inclusivos que estava na exposição relatou a importância do evento na vida do filho Bruno Rocha.
“Como ele é filho único nós podemos ter essa interação no evento, até dele sair de casa ver o mundo externo, interagir com outras crianças, é muito importante pra ele.” ressaltou.
Vale ressaltar para quem perdeu o primeiro dia da exposição, o evento foi prolongado até o domingo (01/11).
Confira algumas fotos da exposição inclusiva
Fotos: Breno Marx