
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na última sexta-feira (25), ao chegar à Escócia para uma visita de quatro dias, que a imigração ilegal é uma “invasão” que está “matando a Europa”.
Em entrevista à imprensa no aeroporto de Prestwick, Trump destacou que, nos EUA, a entrada de imigrantes ilegais foi zerada no mês anterior, e criticou o governo Biden por permitir a chegada de pessoas que ele classificou como “ruins”.
— Vocês estão deixando isso acontecer em seus países, e precisam conter essa horrível invasão que ocorre em muitos países europeus — declarou Trump, sem citar nomes de líderes que estariam combatendo o problema, para “não envergonhar os outros”.
— Parem. Essa imigração está matando a Europa — reforçou.
Além disso, Trump criticou o uso de turbinas eólicas nos países europeus, afirmando que elas destroem a paisagem e prejudicam o meio ambiente.
— Se sobrevoarem a Europa, verão turbinas por toda parte, destruindo campos, vales e matando aves. No oceano, elas causam danos semelhantes — lamentou.
Após o desembarque, Trump seguiu de carro para seu complexo de golfe em Turnberry, na costa oeste da Escócia. No domingo, está previsto encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e na segunda, com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, com quem também jantará no domingo (27).