iFood notifica 99Food por contratação de ex-colaboradores estratégicos

O iFood, maior plataforma de delivery do Brasil, notificou extrajudicialmente a 99Food, acusando a rival de recrutar profissionais estratégicos que possuem cláusulas de não concorrência em seus contratos. A notificação foi enviada em 30 de junho.

De acordo com apuração da Veja, recrutadores da empresa chinesa teriam abordado colaboradores do iFood pelo LinkedIn, assegurando que o compromisso de non-compete “não seria um problema” em futuras contratações. Em alguns desses casos, o iFood acionou a Justiça do Trabalho de São Paulo para contestar admissões de ex-funcionários.

Cláusulas de não concorrência

O mecanismo é comum no setor, principalmente para profissionais com acesso a informações estratégicas e dados sensíveis. A medida tem prazo definido e serve para evitar que conhecimentos internos sejam usados em benefício de concorrentes, causando prejuízos à empresa original.

Resposta da 99Food

Em nota, a 99Food afirmou estar “promovendo mudanças profundas no mercado de entrega de comida no Brasil”, oferecendo uma nova opção para restaurantes, entregadores, consumidores e profissionais do setor. A empresa destacou ainda que cumpre “todos os requerimentos da legislação brasileira” e que busca valorizar talentos com perspectivas de crescimento.

O aplicativo da 99Food foi relançado em 12 de agosto, inicialmente em São Paulo. O grupo controlador, o DiDi’s International Business Group, prometeu investir cerca de R$ 500 milhões na operação no país.