Idoso ganha casa nova após vender a dele para pagar educação da neta

A história comovente divulgada pelo blog indiano “Humans of Bomba” (HOB) em fevereiro de 2021, vem conquistando a internet. O blog compartilhou a história de um motorista de riquixá (espécie de carroça puxada por uma pessoa) que vendeu sua casa para pagar a educação de sua neta.

Em entrevista ao “Humans of Bombay”, Desraj Ji, 75 anos, de Mumbai (anteriormente conhecida como Bombaim) na Índia, revelou que perdeu seus dois filhos e, por isso, tornou-se sua a responsabilidade sustentar seus netos e noras.

Segundo Desraj, foram eles que lhe deram forças para continuar vivo após a perda dos filhos. “Seis anos atrás, meu filho mais velho desapareceu de casa. Ele saiu para trabalhar como de costume, mas nunca mais voltou”, disse Desraj. O corpo do rapaz foi localizado uma semana depois.

A notícia foi um choque para toda a família e Desraj ficou muito abalado. Dois anos depois, ele perdeu seu outro filho por suicídio. Foi aí que sua neta perguntou se ela teria que abandonar a escola. Desraj assegurou que a menina poderia continuar os estudos.

Foi quando o avô passou a trabalhar longas horas, saindo de casa às 6h da manhã e voltando apenas meia noite, em seu carro de transporte. Desraj conta que chegava a ganhar R$ 660 por mês, mas via tudo ir embora quando arcava com os custos das taxas escolares e do material escolar da neta, de R$ 390.

Ele ainda precisava alimentar a família de sete membros com o que sobrava, pouco mais de duzentos reais aproximadamente. “Na maioria dos dias, mal tínhamos o que comer”, contou.

Foi em 2020 que Desraj recebeu a notícia de que a neta tinha sido aprovada para estudar para se tornar professora. Ele sabia que não seria capaz de pagar com sua renda atual e, mesmo assim, não permitiu que a neta ficasse sem estudar. “Eu tinha que realizar os sonhos dela… A qualquer custo. Então, vendi nossa casa e paguei seus honorários”, disse ele.

Sua esposa, nora e netos ficaram com um parente em sua aldeia enquanto Desraj ficou em Mumbai, que é a maior cidade da Índia, para trabalhar. Ele dormia todas as noites em seu carro. “Mal posso esperar para que ela se torne professora, para que eu possa abraçá-la e dizer: ‘Você me deixou tão orgulhoso’. Ela vai ser a primeira graduada em nossa família”, afirmou.

Comoção para conseguir uma casa para Desraj

A história de Desraj tocou o coração de muitas pessoas nas redes sociais e uma campanha de arrecadação de fundos online foi lançada. A campanha atingiu grandes proporções, alcançando milhares de pessoas que ajudaram a arrecadar um total de 24 Lahk (32 mil dólares ou pouco mais de 160 mil reais) para o avô.

Com o dinheiro, o avô finalmente comprou outra casa para viver com a família e com o sonho de ver a neta concluir os estudos.

“Por causa de seu amor e apoio, Desraj Ji agora tem um teto sobre sua cabeça e pode educar sua neta”, escreveu o “Humans of Bombay” em uma atualização. “Obrigado por reafirmar nossa fé na bondade e na humanidade!”, publicaram os responsáveis pelo blog.