IBGE registra recuo no preço do café moído pela primeira vez em um ano e meio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (12) que a inflação oficial de julho ficou em 0,26%. Entre os destaques, está uma mudança que não ocorria há mais de um ano: após 18 meses seguidos de alta, o preço do café moído caiu.

De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o café registrou recuo de 1,01% no mês. No período anterior, acumulava alta de 99,46%, praticamente dobrando de preço. Mesmo com a queda de julho, o grão ainda soma aumento de 41,46% no ano e 70,51% em 12 meses, sendo o segundo item que mais pressionou o IPCA no período (5,23%), atrás apenas das carnes (23,34%).

Segundo o gerente de pesquisa do IBGE, Fernando Gonçalves, a redução está ligada à safra e não ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, que começou em 6 de agosto com cobrança de 50%. Em julho, o início da colheita aumentou a oferta no mercado, reduzindo a pressão da demanda e, consequentemente, os preços.

O analista ressalta que, caso os produtores não encontrem novos compradores, as tarifas americanas também podem contribuir para manter os preços mais baixos, já que o café brasileiro ficará mais caro para os EUA, reduzindo a procura.

A Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) explica que a forte alta dos últimos 18 meses foi resultado de eventos climáticos que prejudicaram a produção e do aumento da demanda global, puxada especialmente pela China.