Homem testa positivo para Covid, HIV e varíola dos macacos

Um homem italiano de 36 anos, que não teve o nome divulgado, é a primeira pessoa no mundo a testar positivo, ao mesmo tempo, para os vírus da varíola dos macacos (Monkeypox), HIV e SARS-CoV-2 (Covid-19). O caso foi divulgado na revista científica “Journal of Infection” por Cientistas da Universidade da Catania, na Itália.

Segundo o artigo, o paciente passou cinco dias na Espanha entre os dias 16 e 20 de junho, e ao retornar da viagem, apresentou febre, inflamação na garganta, dores de cabeça e fadiga. Após o início dos sintomas, ele foi diagnosticado com Covid-19.

Depois, erupções começaram a aparecer nos braços e em outras áreas do corpo, se transformando em crostas, e o homem deu entrada em um hospital da Itália, onde fez o teste e recebeu o segundo diagnóstico: varíola dos macacos.

Durante o atendimento, o paciente relatou que tomou duas doses da vacina contra a Covid-19, realizou o teste de HIV no ano passado (com resultado negativo), e comentou que teve relações sexuais sem proteção na Espanha.

Com os relatos, os médicos também colheram amostras para verificar se o homem teria contraído alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). O resultado deu positivo para o HIV-1 (a versão mais comum da doença).  Após a alta médica, o paciente passa bem e foi instruído a continuar em isolamento domiciliar. Ele também começou o tratamento para o HIV.