Homem recebe notícia de transplante enquanto escalava montanha

Um homem identificado como Ricardo Medeiros de Oliveira, 48, foi surpreendido durante uma trilha, nesse domingo (24), com a notícia de que um rim compatível o aguardava a 120 quilômetros de distância, em Juiz de Fora (MG). Ele esperava pelo órgão há nove anos.

Segundo informações, o homem percorria a trilha da Pedra do Sino, entre Petrópolis e Teresópolis, quando foi notificado sobre o transplante. De carro, a viagem até a cidade mineira demoraria cerca de duas horas. Mas, além da estrada, ele estava a 2.280 metros de altitude e descer a pé já não era uma opção.

Assim, um helicóptero dos Bombeiros foi buscá-lo. “O paciente estava em uma área remota e precisava chegar no hospital em, no máximo, três horas. Não daria para retornar a pé. Assim que fomos acionados em apoio, mobilizamos todos os esforços para cumprir a missão”, o Secretário Estadual de Defesa Civil.

Após o resgate ser feito, em menos de duas horas, o homem foi encaminhado para a Santa Casa de Juiz de Fora, onde sua cirurgia foi bem sucedida.

As imagens do resgate mostram Ricardo ainda de mochila nas costas, roupa de caminhada e à beira da montanha, aguardando a chegada do resgate. Em outro momento, já abaixado e instruído por um bombeiro durante a aproximação do helicóptero, ele embarca – sem que a aeronave toque no solo.