Homem é preso por maus-tratos contra cadela em Iranduba no Amazonas

Um homem identificado como Ediney Farias de Lima, de 33 anos, foi preso em flagrante na última quarta-feira (21), no município de Iranduba, por crime de maus-tratos contra uma cadela. A prisão foi realizada por agentes da 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), no bairro Cidade Nova.

Segundo o delegado Raul Augusto Neto, responsável pelo caso, as investigações começaram na segunda-feira (19), após a polícia receber uma denúncia anônima informando que uma cadela estava acorrentada há dias em um terreno, sem acesso a água ou alimento. O denunciante também relatou que o animal era usado para caçar capivaras.

A equipe foi até o endereço indicado, onde encontrou o irmão do suspeito. Ele informou que a cadela havia sido retirada do local e que Ediney estava na casa da mãe. Os policiais seguiram até o novo endereço, onde localizaram o tutor, que confirmou ter removido o animal do sítio e alegou que o estado dela se devia a supostos problemas de saúde.

No entanto, segundo a autoridade policial, a cadela foi encontrada desnutrida, em um espaço inadequado para o seu porte, sem água potável nem alimento disponível. Diante das evidências, Ediney foi encaminhado à delegacia, onde foi autuado em flagrante pelos maus-tratos.

O animal foi resgatado e deve receber atendimento veterinário e os cuidados necessários.