
A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece estável, segundo nova pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), divulgada nesta quarta-feira (21). O levantamento mostra que 40% dos brasileiros aprovam a gestão petista, enquanto 54% a desaprovam — mesmo índice de rejeição registrado na pesquisa anterior, em março. Naquele mês, a aprovação era de 41%.
A pesquisa ouviu 2.500 pessoas e revela que a principal preocupação da população segue sendo a economia. Para 57% dos entrevistados, o país está no caminho errado nesse aspecto, número levemente inferior aos 58% registrados no levantamento anterior. Já 38% acreditam que a economia está no rumo certo, uma alta de três pontos percentuais. Outros 5% não souberam ou preferiram não opinar.
Sobre as expectativas para os próximos meses, 44% acreditam que o governo vai piorar, enquanto 39% acham que haverá melhora. Para 16%, a situação continuará igual.
A percepção do noticiário também foi analisada. Quase metade dos entrevistados (45%) considerou que as reportagens sobre o governo têm sido desfavoráveis. Outros 28% classificaram as notícias como neutras e 19%, como favoráveis. Cerca de 8% não souberam responder.
Entre os temas mais lembrados espontaneamente, 30% citaram o escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os esforços do governo para ressarcir aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos. Já a viagem de Lula à China e os acordos bilaterais firmados com o país foram lembrados por 11% dos participantes.