“Governo Lula é pró-crime”, afirma Sergio Moro após PRF cancelar parcerias contra crime organizado

O senador Sergio Moro (União Brasil-PR) criticou a decisão da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de cancelar parcerias com a Polícia Federal (PF) e Ministérios Públicos estaduais no combate ao crime organizado. Em sua rede social, ele afirmou que o governo Lula é “pró-crime” e prometeu convocar o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para prestar esclarecimentos no Senado.

“Vamos convocar o Ministro da Justiça e Segurança Pública para explicar por que desperdiça o potencial da PRF e adota políticas que facilitam a vida do crime organizado. Governo Lula é retrocesso e é pró-crime”, escreveu Moro.

O cancelamento dos acordos de cooperação técnica foi determinado pelo diretor-geral da PRF, Antônio Fernando Souza Oliveira, sob a justificativa de “fragilidade jurídica” nas parcerias. Segundo ele, é necessário garantir respaldo legal para evitar questionamentos no Judiciário.

Com a decisão, agentes que atuavam junto aos Grupos de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaecos), do Ministério Público, e às Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficcos), da PF, devem retornar às suas unidades de origem.