Goleada do Flamengo sobre o Vasco no Maracanã leva o Rubro-Negro à quinta colocação no campeonato

O clássico entre Vasco e Flamengo encerrou a nona rodada do Campeonato Brasileiro, na noite desta segunda-feira, no Maracanã. O Rubro-Negro, com grande atuação no primeiro tempo, goleou o rival por 4 a 1 e subiu na tabela.

Os gols da equipe de Jorge Sampaoli saíram todos no primeiro tempo, com Pulgar, Gerson, Pedro e Ayrton Lucas. O Vasco descontou de pênalti, na etapa final.

Com a vitória, o Flamengo se aproximou do G4 e aparece na quinta posição da tabela de classificação, com 16 pontos. Já o Vasco afundou ainda mais na zona do rebaixamento e termina a rodada na 19ª colocação, com apenas seis pontos.

Na próxima rodada, serão dois confrontos entre cariocas e gaúchos no domingo. O Fla recebe o Grêmio no Maracanã e o Vasco visita o Internacional, no Beira-Rio.

O JOGO

O clássico começou com a escalação surpresa do Vasco, que foi a campo com um esquema diferente. Maurício Barbieri optou por utilizar três zagueiros num sistema 3-6-1, com apenas Pedro Raul na frente. O meio de campo reforçado, entretanto, não foi capaz de deter o time titular do Flamengo. Jorge Sampaoli, que havia indicado que poderia mandar a campo um time misto, mas só deixou de fora Léo Pereira e Gabigol, por conta de lesões.

O primeiro tempo começou com a tentativa do Vasco em pressionar a saída do adversário, mas acabou sendo um massacre. Com 14 minutos de bola rolando, o Rubro-Negro abriu o placar. O volante Erick Pulgar aproveitou uma rebatida da defesa do Vasco e acertou um belo chute da entrada da área, pela esquerda. A bola foi no ângulo oposto e Léo Jardim não conseguiu alcançar.

O segundo gol demorou apenas um minuto para sair. O ataque do Flamengo trabalhou a bola pela direita, Arrascaeta tabelou com Wesley e levantou na área. Gerson entrou livre e ampliou de cabeça.

Como tem sido uma constante do Cruzmaltino neste Brasileirão, a equipe não consegue assimilar bem os golpes e se desestruturou ao levar dois gols seguidos.

A melhor chance do Vasco veio num erro da defesa rubro-negra. Ayrton Lucas tocou mal a bola da lateral para o meio e Alex Teixeira recuperou e tocou para Pedro Raul na área. O atacante finalizou mas ficou na trave.

A goleada virou realidade aos 41 minutos. Matheus França recebeu de Ayrton Lucas, deixou Puma para trás duas vezes e tocou de volta para o camisa 6. Ayrton Lucas bateu no canto e a bola desviou em Pedro e parou no fundo da rede.

E teve tempo para mais um antes do intervalo. Aos 46, num contra-ataque relâmpago, Gerson ganha uma disputa no meio e dá um chutão para frente. Ayrton Lucas chega em velocidade, passa por Galarza, dribla o goleiro e faz o seu.

Na volta para o segundo tempo, o Flamengo, que tem confronto importante pela Libertadores na quinta-feira, diminuiu o ritmo e deu campo ao Vasco. A equipe de São Januário pressionou e conseguiu descontar aos 12 minutos em cobrança de pênalti por Jair.

O gol animou os vascaínos, que continuaram buscando reduzir a diferença no placar, mas de forma desordenada. A reação não aconteceu e o Flamengo soube administrar o placar até o apito final.

**Com informações Terra