Fux participa de evento em Manaus e proíbe participação da imprensa

Na sexta-feira (13), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, participou de um evento realizado pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg AM). A palestra aconteceu no Hotel Juma Ópera, no centro de Manaus. Entretanto, algo incomum foi pedido pelo ministro.

Segundo a assessoria do evento, Fux pediu que a imprensa não comparecesse.

Em outra ocasião, foi afirmado que “a equipe de segurança do ministro orientou que o encontro fosse fechado para imprensa”. Ainda assim, a assessoria havia enviado, previamente, um convite aos veículos de comunicação.

A palestra teve também a presença do ministro Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). o evento foi transmitido ao vivo e foram apresentados diversos painéis do “XII Encontro dos Notários e Registradores”, abordando serviços eletrônicos inovadores ao notariado.

Os desentendimentos entre ministros e o Planalto partem desde as eleições de 2018, intensificados por episódios como o inquérito das fake news, que agora investiga diretamente suposta participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Na última semana, o ministro Luiz Fux cancelou reunião entre o chefes de cada poder, alegando desrespeito de Bolsonaro.

O presidente Bolsonaro falou sobre um suposto “corporativismo” em relação aos ministros do Supremo.

“O próprio ministro Fux falou: mexeu com um mexeu com todos. Não é assim. Se um militar faz algo errado, o que nós fazemos? Nós investigamos. Se tiver responsabilidade, vai pagar o preço. Altíssimo. Agora, não pode ter corporativismo nessas questões”, disse.