Funcionários relatam pânico durante incêndio na Effa Motors nesta terça-feira

Nesta terça-feira, um incêndio de grandes proporções atingiu uma fábrica no Distrito Industrial, em Manaus, provocando momentos de pânico entre os funcionários da empresa Effa Motors, na zona Leste da cidade. Até o momento, não há confirmação de feridos ou mortes. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) segue com equipes no local, reforçando o combate às chamas.

Trabalhadores relataram que o fogo teria começado por volta das 12h28, no setor de pintura da unidade. Um dos funcionários, que preferiu não se identificar, contou que o incêndio teve início após uma atividade de soldagem atingir produtos inflamáveis como tíner e gás, o que teria provocado uma rápida propagação do fogo. “O pessoal tentou usar extintor, mas não deu tempo. Quando olhei, já estava tudo pegando fogo”, disse.

Outra versão foi dada por um colega, também sob anonimato. Segundo ele, um curto circuito teria provocado a faísca inicial, que rapidamente atingiu materiais químicos no setor, alimentando as chamas. Ambos confirmaram que colegas tentaram conter o fogo, mas não conseguiram devido à intensidade das labaredas.

Mais de seis viaturas do CBMAM foram mobilizadas e reforços, incluindo caminhões-pipa, estão a caminho. Empresas vizinhas estão servindo como ponto de apoio para reabastecimento de água. Informações preliminares apontam que cerca de 300 veículos teriam sido atingidos pelo incêndio.

Apesar da gravidade do caso, o fogo não chegou à estrutura da empresa vizinha, BVG Brasil Concentrados da Amazônia. O representante da BVG, George Couto, garantiu que todos os funcionários da empresa estão bem e que brigadistas da unidade ajudam no combate ao fogo.