
Um forte terremoto de magnitude 7.5 atingiu a cidade de Puerto Williams, na região chilena de Magalhães, na manhã desta sexta-feira (2), conforme dados oficiais do Centro Sismológico Nacional (CSN). O tremor foi sentido também no sul da Argentina, com cidades como Ushuaia, na Terra do Fogo, realizando evacuações preventivas.
O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) emitiu um alerta e solicitou a evacuação da orla costeira devido à ameaça de tsunami. “Lembre-se de agir com calma e seguir as indicações da autoridade e das equipes de resposta”, comunicou o órgão pelas redes sociais.
A atividade sísmica teve início às 08h58 (horário local) desta sexta-feira, 2 de maio. O epicentro do terremoto foi localizado a 218 quilômetros ao sul da cidade, nas coordenadas -56.86 graus de latitude e -68.268 graus de longitude, com uma profundidade de 21.0 quilômetros.
O Sistema Nacional de Alarme de Maremotos (SNAM) informou à população os horários estimados de chegada de um possível tsunami em diversas localidades:
- Antártica Base Prat: 02/05/2025 – 11h35
- Antártica Base O’Higgins: 02/05/2025 – 12h00
- Caleta Meteoro: 02/05/2025 – 13h49
- Puerto Williams: 02/05/2025 – 14h50
- Puerto Edén: 02/05/2025 – 21h07
- Punta Arenas: 03/05/2025 – 02h25
- Bahía Gregorio: 03/05/2025 – 02h26
As autoridades também ordenaram a evacuação da cidade de Punta Arenas devido ao temor de um tsunami. O presidente do Chile, Gabriel Boric, utilizou a rede social X para se pronunciar: “Pedimos para evacuar a orla costeira em toda a região de Magalhães. Neste momento, nosso dever é prevenir e seguir as ordens das autoridades. COGRID regional e nacional estão começando. Todos os recursos do Estado estão à disposição”.
Em sua mensagem, Boric, que é natural de Punta Arenas, informou que o Comitê para a Gestão do Risco de Desastres (Cogrid) regional e nacional já iniciaram seus trabalhos de coordenação e que “todos os recursos do Estado estão à disposição” para atender a emergência.
Até o momento, não há relatos de danos materiais ou pessoas afetadas ou feridas. As autoridades permanecem atentas ao risco de variações anormais no nível do mar nas zonas costeiras, enquanto a população segue evacuando com tranquilidade.
O presidente Boric suspendeu sua agenda nesta sexta-feira e se dirigiu ao seu gabinete no Palácio de La Moneda para supervisionar a emergência. “Devido ao ocorrido na Região de Magalhães, o Presidente da República monitorará a emergência desde o Palácio de La Moneda. Paralelamente, foi determinada a realização do Cogrid, com a participação de autoridades de governo. Devido a esses fatos, a atividade programada para as 10h00 (14h00 GMT) na Laguna Aculeo foi suspensa”, informou o Palácio de La Moneda em uma breve mensagem.
O Senapred deslocou equipes para o terreno para avaliar os danos, embora, por enquanto,
não haja relatos de vítimas ou danos materiais, explicou o subdiretor de gestão do órgão na região, Miguel Ortiz, em uma coletiva de imprensa. “Pedimos à população de Magalhães que permaneça evacuada em áreas de segurança”, afirmou, alertando que “são esperadas réplicas”.
O Chile é um dos países com maior atividade sísmica no mundo, localizado na convergência de três placas tectônicas: Nazca, Sul-Americana e Antártica. Em 1960, a cidade de Valdivia, no sul do país, foi devastada por um terremoto de magnitude 9.5, considerado o mais potente já registrado, que causou a morte de cerca de 9.500 pessoas. Em 2010, um terremoto de magnitude 8.8, seguido por um tsunami, deixou mais de 520 mortos no país.