Flávio Bolsonaro pede o afastamento de Renan Calheiros como relator da CPI da Covid

Nesta sexta-feira (18) o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) pediu a aliados que protocolem um requerimento pedindo o afastamento de Renan Calheiros como relator da CPI da Covid.

“Como não sou membro efetivo e nem suplente da CPI, eu gostaria de solicitar alguém que fosse que protocolasse um requerimento para se discutir a restituição do senador Renan Calheiros da relatoria dessa CPI”, disse ele.

De acordo com ele, a restituição seria pelo ocorrido desta sexta, onde os médicos Ricardo Zimerman e Francisco Cardoso, apoiadores da cloroquina, com ineficácia comprovada, foram ignorados por Renan que se recusou a realizar perguntas aos médicos.

Os médicos assinaram uma nota técnica do Ministério Público Federal (MPF) de Goiás com recomendações para o uso da cloroquina para os pacientes da região. Eles foram chamados para depor por serem da base aliada ao governo federal.

Em seguida, Flávio diz que foi um desrespeito com os convidados da comissão desta sexta-feira, além de todos os membros da CPI e ao Senado Federal. “Uma postura como essa é reprovável. É a comprovação, o carimbo na testa, de que ele não tem a menor possibilidade de continuar nessa relatoria”, afirmou o senador.

O senador Renan declarou que as atitudes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) são irresponsáveis, abriu mão dos seus questionamentos e deixou a CPI.

“Nós tivemos, ontem, a continuidade criminosa da defesa da imunização de rebanho, do desdém com a eficácia da vacina, e o exemplo do próprio presidente de que ele era a imunização natural, porque havia contraído o virús. Essa irresponsabilidade não pode continuar, isso é a reiteração do crime”, disse Renan Calheiros.