Fiocruz vai pedir aval para testar vacina de Oxford em crianças

Nesta terça-feira (30), a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade fez um pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para dar início ao estudo da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 em crianças.

A vacina da AstraZeneca recebeu registro da Anvisa para uso na população acima de 18 anos. Até o momento, nenhuma vacina da Covid foi testada no Brasil para uso em crianças e adolescentes.

” Nesse momento deve ter início, deve-se entrar com protocolo para pesquisa no Brasil da vacina que nós estamos produzindo na Fiocruz a partir do acordo com a AstraZeneca, para uso pediátrico. Então, espero que em breve nos tenhamos a aprovação desse estudo”, disse a presidente da Fiocruz em evento online sobre a Covid-19.

A gestora também destacou a necessidade de haver vacinas para os mais novos.

“Acho que tem que ser de fato um dos focos de atenção ter (a vacina) aprovada para uso pediátrico e em adolescentes também “, acrescentou Nísia, que citou ainda a importância da realização de estudos da vacina em gestantes, outro grupo ainda fora da campanha de imunização contra a doença.

A Universidade de Oxford, anunciou no mês passado que lançou um estudo para avaliar a segurança e a resposta imune do imunizante em crianças pela primeira vez.