Festival de Parintins 2025: em Manaus, bares temáticos dos bumbás atraem torcedores com proximidade do festival

O 58º Festival de Parintins só acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho, mas bares e restaurantes de Manaus já sentem o impacto da proximidade da festa dos bumbás. Nos últimos anos, o Governo do Amazonas realizou uma série de investimentos no festival, que refletiu no crescimento da festa e a necessidade da abertura de novos negócios na capital amazonense para dar conta da demanda de público.

Desde o dia 29 de março, os torcedores amazonenses dos bois Caprichoso e Garantido contam com o Ensaio dos Bumbás, que integra a programação do 58º Festival de Parintins. O evento, realizado sempre aos sábados no Sambódromo, movimenta não só a agenda cultural da cidade, mas também bares e restaurantes, que aproveitam o período para aumentar as vendas com a crescente demanda de clientes.

Na zona centro-sul da capital, o reduto da galera azul e branca é em um bar e restaurante que existe há mais de 20 anos. Segundo o dono do local, Alcides José, 60, mais conhecido como ‘Lourinho’, o número de clientes aumentou nos últimos anos em uma mistura que ele define como antigos e novos torcedores do bumbá Caprichoso que foram chegando ao espaço.

“Só tem a crescer na medida que o Festival de Parintins vai se aproximando e a demanda vai crescendo absurdamente. Cada dia ele (o festival) vai ficando mais conhecido e isso vai impactando aqui também e temos que trabalhar para suprir essa demanda”, disse o empresário, Alcides José.

Do outro lado da cidade, na zona sul, o bar e restaurante da galera vermelha e branca é parada obrigatória nos meses que antecedem o festival. Para uma das proprietárias do espaço, Karine Andrade, 43, o crescimento da festa fez com que o local abrisse as portas cada vez mais cedo.

“Alguns torcedores não conseguem ir até Parintins, por isso, a gente abre a casa para realizar eventos. A gente sentia o impacto, antigamente, mais tarde, entre o mês de abril e maio, mas com o passar dos anos a temporada bovina se antecipa. Isso é muito importante para a cultura, porque a gente consegue trazer essa magia para Manaus”, disse Karine Andrade.

Investimentos no Festival de Parintins

De 2022 a 2024, mais de 340 mil turistas passaram pela Ilha Tupinambarana, durante o período da festa bovina, movimentando mais de R$ 438 milhões. Os números refletem os investimentos do Governo do Amazonas em capacitações, entrega de equipamentos e destinação de recursos.

Na área de sustentabilidade, o ‘Recicla Galera’ foi criado, em 2019, e se consolidou como a maior iniciativa ambiental da festa, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para os catadores. Nas últimas três edições, desde o retorno, foram 17.020,88 kg de resíduos destinados corretamente nas edições do projeto.

Os trabalhadores que fazem a festa acontecer também foram beneficiados com os investimentos, como o ‘Workshop Bem Receber’, que atua, desde 2022, na capacitação de prestadores de serviços turísticos com cursos de recepção e orientação de turistas durante a realização de grandes eventos.

Para os tricicleiros, que conduzem o meio de transporte mais tradicional no período das festas bovinas, os investimentos aconteceram por meio de reformas em 200 triciclos, somando R$ 50 mil, além da entrega de kits personalizados e uniformes.

Pensando na valorização dos profissionais e dos espaços da cidade, o Governo do Amazonas realiza, desde 2022, o projeto ‘Galeria Parintins Cidade Aberta’, em parceria com o Sistema Coca Cola Brasil.

Ao todo, são mais de 20 murais com assinatura dos artistas da terra dos bumbás Caprichoso e Garantido. Um dos trabalhos de destaque é a fachada do Bumbódromo, do artista Pito Silva, nomeado de ‘Patrimônio em Festa’.