Federação Nacional de Jornalistas denuncia Leo Dias por quebrar código de ética

A FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) encaminhou uma denúncia contra o jornalista Leo Dias à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, para apurar a conduta do colunista na divulgação de informação sigilosa sobre a atriz Klara Castanho.

“São fortes as evidências de que o colunista feriu o Código de Ética do Jornalista Brasileiro. Pela gravidade do caso, a Diretoria Executiva e a Comissão de Mulheres da Fenaj vão encaminhar denúncia contra o jornalista à Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, que deverá apurar o caso, dando amplo direito de defesa ao profissional”, diz a nota divulgada nas redes sociais do órgão.

Os jornalistas que descumprirem o presente Código de Ética ficam sujeitos gradativamente às seguintes penalidades, a serem aplicadas pela Comissão de Ética:

“– Aos associados do Sindicato, de observação, advertência, suspensão e exclusão do quadro social do sindicato;

– Aos não associados, de observação pública, impedimento temporário e impedimento definitivo de ingresso no quadro social do sindicato.”

Klara Castanho revelou no último sábado (25) que foi vítima de estupro, engravidou e entregou a criança para adoção, seguindo todos os trâmites legais.

O relato, divulgado em carta aberta, se deu após a artista receber uma série de ataques nas redes sociais a criticando por não ficar com a criança. Ataques esses, que ocorreram após manifestação da apresentadora Antônia Fontenelle, a partir de um vídeo de Leo Dias que comenta o fato em uma entrevista na TV.

No relato, a atriz afirmou que foi ameaçada por uma enfermeira de ter a história divulgada a um colunista, que horas depois a procurou para confirmar as informações.

Após a repercussão do caso, Leo Dias escreveu duas matérias em sua coluna, no site Metrópoles, detalhando todo o caso, como o sexo e a hora do parto do bebê.

Posteriormente, os textos foram retirados do ar e ele pediu desculpas por sua atitude.