Falso médico que atendia pacientes com Covid-19 é suspeito de trabalhar em quatro unidades de saúde do Rio

O falso médico Itamberg Oliveira Saldanha  além da UPA de Realengo, onde ele foi preso nessa terça-feira, é suspeito de atender ao menos em quatro unidades de saúde do Rio, sendo elas as UPAS Marechal Hermes, Ricardo de Albuquerque e Bangu.

A 12ª DP (Copacabana) teve informação de que Itamberg usava o nome e o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do médico Álvaro Pereira de Carvalho.

Os dados do CNES indicam que Itamberg utilizava os dados de Álvaro ao menos desde setembro do ano passado, quando consta que o médico foi contratado em duas UPAs, as de Realengo e Bangu – unidades nas quais o verdadeiro médico nunca trabalhou.

As investigações da Polícia Civil tiveram início após Álvaro ter procurado a delegacia para relatar que um homem estava usando seu nome e CRM na UPA de Realengo, atuando como falso médico. Ele atendia na ala de pacientes com Covid-19 e ralizava uma média de 70 atendimentos por plantão.

A delegada titular da 12ª , Bianca Lima, afirma que ficou estarrecida com o fato de Itamberg estar trabalhando em uma ala para pacientes da Covid.

” É uma doença na qual os pacientes podem ter quadros que evoluem muito mal e forma rápida. Então o tratamento precisa de um olhar bem especializado, técnico. É uma situação absurda – analisa a delegada.

O falso médico foi autuado em flagrante pelos crimes de tentativa de estelionato, falsa identidade e exercício ilegal da medicina.