
Um incêndio seguido de explosão na plataforma PCH-1, na Bacia de Campos, no Norte Fluminense, deixou um trabalhador ferido na manhã desta segunda-feira (21). De acordo com o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), a vítima caiu no mar e sofreu queimaduras. A Petrobras confirmou o incidente e informou que as chamas foram rapidamente controladas pela equipe de emergência.
O acidente ocorreu por volta das 7h25, a cerca de 130 quilômetros da costa de Macaé. No momento da explosão, 176 pessoas estavam a bordo da unidade. Imagens captadas por embarcações próximas mostram uma densa fumaça se espalhando pela plataforma.
Segundo a Petrobras, a PCH-1 está fora de operação desde 2020 e não realiza atividades de produção de petróleo. A empresa comunicou que o trabalhador ferido prestava serviços para a companhia, foi resgatado por uma embarcação de apoio, recebeu os primeiros socorros e já está em processo de desembarque aeromédico. Ele sofreu queimaduras leves e está consciente.
Como medida preventiva, a Petrobras decidiu desembarcar parte da equipe não essencial para avaliar a integridade das instalações. Uma comissão será criada para investigar as causas do incidente.