Ex- presidente do Estados Unidos é indicado para o Prêmio Nobel da Paz

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz por quebrar o ciclo dos últimos líderes norte-americanos e não iniciar nenhuma guerra em 30 anos. A recomendação partiu do deputado estoniano do Parlamento Europeu, Jaak Madison.

O parlamentar destacou também os diversos acordos de paz que o presidente promoveu no Oriente Médio durante o seu mandato, em referência aos Acordos Abraâmicos. A declaração conjunta envolveu Israel, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e, posteriormente, Bahrein e outros países árabes.

No último ano, Trump também foi indicado pelo parlamentar norueguês Christian Tybring-Gjedde.– Por seu mérito, acho que ele fez mais tentativas para criar a paz entre as nações do que a maioria dos outros indicados ao Prêmio da Paz – defendeu Tybring-Gjedde à Fox News na ocasião.

PRÊMIO NOBEL DA PAZ

As indicações ao Prêmio Nobel da Paz podem partir de personalidades como chefes de Estado, integrantes de governos, membros do Tribunal Internacional de Justiça de Haia, professores universitários e outros ganhadores do prêmio. Atualmente, são recebidas 200 a 300 nomeações, somadas todas as categorias.

A escolha do vencedor é feita por um comitê selecionado pelo magnata sueco Alfred Nobel, que instituiu os prêmios. O escolhido é anunciado publicamente, mas os nomes dos indicados só são revelados de modo oficial após 50 anos do evento. Mesmo assim, os responsáveis pelas indicações, como o deputado Jaak Madison, têm liberdade para divulgar a nomeação antes do tempo previsto.

Com informações do  EFE/Neil Hall