Walderice Santos da Conceição, ex-funcionária-fantasma do então deputado federal Jair Bolsonaro (sem partido), conhecida como ‘Wal do Açaí’, registrou sua candidatura a vereadora da cidade de Angra dos Reis (RJ) como ‘Wal Bolsonaro’.
A ex-assessora é alvo de uma investigação aberta em 2018 pelo Ministério Público Federal de Brasília por suspeita de ser funcionária-fantasma de Bolsonaro. Wal é apoiada pela família bolsonaro e pelos aliados do presidente no Rio de Janeiro.
O perfil da funcionária-fantasma, que já consta o nome ‘Wal Bolsonaro’, tem fotos com o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e os deputados Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Hélio Lopes (PSL-RJ), Alana Passos (PSL-RJ) e Anderson Moraes (PSL-RJ).
Wal registrou reunião com Marcelo Álvaro Antônio, o ministro do Turismo, para tratar sobre ampliação e reurbanização do aeroporto de Angra dos Reis.
Flávio Bolsonaro, em um vídeo gravado em julho, apoiou a candidatura de Wal: “Meus amigos de Angra dos Reis, estou aqui com a Wal do Bolsonaro. Uma referência para gente aqui na região de Angra, uma pessoa dedicada, trabalhadora, que a exemplo de várias pessoas que estão no entorno do presidente Bolsonaro, levaram pedrada porque são pessoas honestas e corretas que só querem fazer bem ao próximo”, afirmou o senador.
Wal também comentou a própria candidatura: “Acabaram de falar aqui que a gente vai apanhar muito. Mas é apanhando que a gente aprende a bater também”, disse.
As suspeitas a respeito da corrupção envolvendo Wal do Açaí vieram após reportagem veiculada pela Folha de S. Paulo. A reportagem revelou que a ex-assessora trabalhava em um comércio de açaí na mesma rua onde fica a casa de veraneio de Jair Bolsonaro.
Com informações de Folha de São Paulo e MBL News