EUA e Indonésia selam acordo de tarifas enquanto Trump mantém confronto com Brics

No dia 7 de julho, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de uma tarifa de 32% sobre produtos da Indonésia. O país, membro do Brics, entrou na lista de alvos das tarifas americanas, que estabeleceu uma tarifa geral de 10% para os demais integrantes do bloco. Porém, diferentemente de Brasil, China e Rússia, que adotaram uma postura mais dura nas negociações, a Indonésia firmou, nesta terça-feira (22/7), um acordo para tarifa zero sobre produtos importados dos EUA, enquanto terá uma tarifa de 19% aplicada aos seus produtos exportados para os Estados Unidos.

Trump divulgou o acordo em sua rede social Truth Social, afirmando: “É uma grande honra anunciar nosso acordo comercial com a República da Indonésia, representada por seu altamente respeitado presidente, Prabowo Subianto.”

Segundo Trump, o acordo garante que a Indonésia abrirá seu mercado para produtos industriais, tecnológicos e agrícolas americanos, eliminando 99% das barreiras tarifárias.

“Os Estados Unidos venderão produtos fabricados no país para a Indonésia com tarifa zero, enquanto a Indonésia aplicará 19% de tarifa sobre seus produtos que entrarem nos EUA”, explicou o presidente.

Além disso, Trump ressaltou que a Indonésia fornecerá minerais críticos aos EUA e firmará contratos bilionários para a compra de aeronaves Boeing, produtos agrícolas e energia americana.

“Esse acordo representa uma grande vitória para nossas montadoras, empresas de tecnologia, trabalhadores, agricultores, pecuaristas e fabricantes”, concluiu o presidente norte-americano.