Estados Unidos podem suspender emissão de vistos para brasileiros no ano da Copa

A crise diplomática, comercial e política entre Brasil e Estados Unidos pode resultar na suspensão da emissão de vistos para brasileiros, inclusive durante a Copa do Mundo de 2026. A informação é do analista de Internacional da CNN Brasil, Lourival Sant’Anna, que aponta que o presidente Donald Trump avalia barrar novas permissões de entrada para cidadãos brasileiros como forma de pressionar o governo Lula.

A medida, se confirmada, pretende ampliar a pressão sobre a opinião pública brasileira, aproveitando o desgaste do atual governo. Trump acusa as autoridades brasileiras de perseguição à direita, decisões judiciais que ferem a liberdade de expressão, além de práticas comerciais que considera desleais.

A Federação Internacional de Futebol (Fifa), presidida por Gianni Infantino — aliado de Trump —, ainda não se manifestou. A Copa de 2026 será realizada de 11 de junho a 19 de julho nos Estados Unidos, Canadá e México, e deve atrair torcedores do mundo inteiro.

Hoje, cidadãos de países como Irã, Afeganistão, Mianmar, Haiti, Sudão, Venezuela, entre outros, já estão proibidos de entrar nos EUA por decisão de Trump, com exceções para residentes permanentes e vistos concedidos por interesse nacional.