
Amazonas – Na tarde da última sexta-feira (08), policiais militares de Coari realizaram uma operação de combate ao tráfico de drogas que resultou na apreensão de armas de fogo, munições e drogas, além da morte de um dos principais traficantes da região. O infrator, identificado como vulgo “ESPERMA” ou “KL”, foi morto após reagir à intervenção policial.
Vulgo “ESPERMA”, ex-presidiário e conhecido por sua ligação com atividades criminosas como roubos, homicídios e tráfico de drogas, era um dos líderes do tráfico nos bairros Grande Vitória e Santa Helena – Campo do Oriente, em Coari. O criminoso era temido pela população, que vivia sob constante ameaça de violência, especialmente devido aos confrontos entre facções rivais pelo domínio territorial.
Durante o dia, “ESPERMA” se escondia no bairro Pêra 2, mas à noite, ele e seus comparsas comandavam o tráfico de drogas no bairro Grande Vitória. A Polícia Militar já havia trocado tiros com o infrator em uma operação anterior, quando ele conseguiu fugir. No momento da abordagem desta quinta-feira, “ESPERMA” reagiu com tiros contra os policiais, sendo baleado e vindo a óbito.
De acordo com o Tenente Coronel PM Pedro Moreira, comandante do 5° BPM, a colaboração da população tem sido crucial para o sucesso das operações de combate ao crime em Coari. “A população tem se mostrado cada vez mais parceira, fornecendo informações valiosas que ajudam a localizar e prender criminosos perigosos”, afirmou o comandante.
A operação faz parte da Operação Coari Mais Segura, que continua com ações de apoio à Polícia Civil, cumprimento de mandados de prisão e intensificação das operações no município. A Polícia Militar, com o apoio das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (ROCAM) e da Base ARPÃO, visa desarticular facções criminosas e prender seus líderes. “Nossa ordem é Tolerância Zero para a criminalidade. Até o momento, já retiramos 13 armas de fogo de circulação”, completou o Tenente Coronel Pedro Moreira.
Materiais Apreendidos:
- 01 pistola calibre 9mm com carregador de número TOE 84404
- 01 escopeta calibre 12 de fabricação caseira
- 02 munições calibre 12 intactas
- 01 revólver calibre .38 com numeração suprimida
- 16 munições calibre 9mm intactas
- 03 munições calibre 9mm deflagradas
- 03 munições calibre .38 intactas
- 01 celular Samsung (cor preta)
- 03 porções de supostamente pasta base de cocaína
- 02 porções de supostamente maconha tipo skunk
- 02 porções de supostamente cocaína
- 02 balanças de precisão
- R$ 217,50 em espécie
- 01 rádio de comunicação ponta a ponta