
O Ministério da Educação (MEC) publicou na noite desta sexta-feira, 23, o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025. Entre as novidades, estão a implementação da pré-inscrição automática para estudantes que estão concluindo o ensino médio na rede pública e a mudança nos horários de abertura e fechamento dos portões no dia da prova.
Segundo o edital, os estudantes da rede pública que estão no último ano do ensino médio serão automaticamente pré-inscritos no exame.
Apesar disso, eles ainda precisam acessar a Página do Participante para confirmar os dados e efetivar a inscrição no período regular, que vai de 26 de maio a 6 de junho de 2025.
DATA, HORÁRIOS E PROVAS
Outra alteração importante está nos horários. A partir deste ano, os portões abrirão às 11h e fecharão às 12h, meia hora mais tarde do que nos anos anteriores. As provas começam às 12h30min.
O primeiro dia de exame, que acontece em 2 de novembro, terá duração até as 18h30min. No segundo dia, 9 de novembro, a prova termina às 17h30min.
O formato da prova segue o mesmo dos anos anteriores. No primeiro dia, os participantes responderão às questões de Linguagens, Ciências Humanas e farão a Redação, com tempo total de 5 horas e 30 minutos.
No segundo dia, as provas serão de Matemática e Ciências da Natureza, com duração de 5 horas.
NO PARÁ DATAS SERÃO DIFERENTES
Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas do Enem 2025 serão aplicadas em dias diferentes. Isso porque a data do exame nacional coincide com a da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), realizada entre 10 e 21 de novembro.
Desta forma, o Enem acontecerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro nessas cidades.
TAXA DE INSCRIÇÃO
O valor da taxa de inscrição foi mantido em R$ 85. Candidatos que solicitaram e tiveram a isenção aprovada já estão automaticamente liberados do pagamento.
O edital mantém ainda as regras para solicitação de atendimento especializado e condições específicas para participantes lactantes, gestantes, sabatistas, entre outros.
Os locais de prova serão divulgados a partir de 21 de outubro na Página do Participante, e o resultado final está previsto para janeiro de 2026.
O desempenho no Enem poderá ser utilizado para acesso ao ensino superior público, via Sisu, bolsas de estudo pelo Prouni, financiamento pelo Fies, além de processos seletivos em instituições portuguesas conveniadas.
O MEC também destacou que o novo sistema de pré-inscrição automática está integrado aos dados das redes públicas de ensino, buscando agilizar e facilitar o processo para os estudantes.
**Com informações O Povo