
A Prefeitura de Manaus, sob gestão de David Almeida, volta a ser posta em “xeque” por uso dos recursos públicos, envolvendo contratos milionários da Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM) com o site Banzeiros News, que se mostrou sem audiência e desconhecido por boa parte da população manauara.
O Portal Banzeiro News, se mostrou ineficiente quanto ao seu número de engajamento nas redes sociais, segundo dados da Real Time, o site “tímido” recebeu cerca de R$ 377.918,65 em apenas três meses. O valor assusta, pois, é acima de qualquer outro valor destinado a sites e portais com maior relevância no cenário jornalístico.
DONO DO PORTAL JÁ FOI ALVO DE OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL
O Empresário Marco Barbosa, dono do Portal Banzeiro News, já esteve envolvido em escândalos anteriores de corrupção. Ele chegou a ser preso durante as investigações da Operação Maus Caminhos, que revelou um desvio de recursos da rede de saúde amazonense. Na época, sua empresa foi apontada, como responsável por emitir notas frias que somavam R$ 2,5 milhões, inclusive para eventos que jamais teriam sido realizados.
Mesmo com a “ficha suja” a empresa voltou a receber contratos milionários na Gestão do Prefeito David Almeida.
BASTIDORES
Por baixo dos panos, circula o boato de que o Ex-Secretário Jack Serafim teria sido o responsável por articular os contratos com o Banzeiros News.
AUDIÊNCIA INFÍMA E VALORES MILIONÁRIOS
Os dados de desempenho do Portal Banzeiros News nas redes sociais revelam a desconexão entre investimento público e retorno real:
Instagram: 125 publicações geraram apenas 474 curtidas e 11 comentários
Facebook: 123 postagens tiveram 271 reações, 1 comentário e 88 compartilhamentos
YouTube: sem publicações no período analisado
Somando todas as plataformas, foram apenas 845 interações em três meses, os dados reforçam as suspeitas de que a verba da comunicação está sendo usada com fins políticos, e não técnicos ou institucionais.