Embaixador defende diálogo entre governo Lula e ditadura venezuelana

O embaixador do Brasil, Benoni Belli, destacou a importância de manter os canais de diálogo entre o governo de Luiz Inácio Lula da Silva e o regime de Nicolás Maduro na Venezuela. A declaração foi feita nesta sexta-feira, 24, durante uma reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA).

“Precisamos identificar abordagens construtivas para avançar nessa questão”, afirmou Belli, reforçando que é “fundamental preservar canais de interlocução com as autoridades venezuelanas”.

O diplomata também avaliou que o isolamento da Venezuela em gestões anteriores contribuiu para a redução da capacidade da região de colaborar na superação da crise no país.

Belli expressou ainda preocupação com as denúncias de perseguição política e violações de direitos humanos na Venezuela. “Estamos alarmados com as detenções de líderes políticos e defensores de direitos humanos, além das ações de intimidação que visam restringir a liberdade de expressão e o direito à manifestação pacífica de setores importantes da sociedade venezuelana”, concluiu.