Durante um evento de campanha nesta quarta-feira (30), o candidato republicano Donald Trump subiu em um caminhão de lixo adesivado com seu nome, em resposta a uma fala recente do presidente Joe Biden, que chamou os apoiadores de Trump de “lixo”. Trump aproveitou o momento para provocar Biden e a vice-presidente Kamala Harris, afirmando aos jornalistas que o caminhão era “uma homenagem a ambos”.
— Joe Biden deveria se envergonhar, se é que ele sabe o que está fazendo — comentou o ex-presidente.
O ato aconteceu em Green Bay, Wisconsin, em meio a uma polêmica iniciada no domingo (27), quando um comediante em um comício de Trump referiu-se a Porto Rico como uma “ilha de lixo flutuante”. Na terça-feira (29), Biden respondeu sugerindo que os apoiadores de Trump é que seriam “lixo”.
— O único lixo flutuando por aí são os apoiadores dele. A demonização dos latinos é inconcebível e vai contra tudo o que representamos — disse Biden.
As declarações de Biden geraram grande repercussão e foram alvo de críticas. Mais tarde, o presidente esclareceu que estava se referindo ao “discurso de ódio” sobre Porto Rico.
— Quando falei de ‘lixo’, me referia à retórica ofensiva sobre Porto Rico vinda do comício de Trump. Aqueles comentários não refletem os valores americanos — explicou Biden.