A Base Fluvial Integrada Candiru, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), com apoio da Polícia Militar de Óbidos, apreendeu 18,195kg de maconha em um ferryboat na noite de terça-feira (3). A embarcação, que trafegava de Manaus (AM) para Santarém (PA), foi abordada durante uma fiscalização de rotina nos rios do Baixo Amazonas. Essa apreensão é a segunda em dois dias, somando quase 30kg de drogas retiradas de circulação na região.
O secretário de Segurança Pública em exercício do Pará, Luciano de Oliveira, destacou a importância das fiscalizações para combater o tráfico de drogas nas rotas fluviais entre Manaus e Santarém. Durante a abordagem à embarcação Ana Karolina II, os agentes encontraram 12 tabletes de maconha escondidos em um dos camarotes de carga.
O material apreendido foi levado à Delegacia da Polícia Civil de Óbidos para os devidos procedimentos legais. A operação é parte de um esforço contínuo para inibir o tráfico de drogas que utiliza o transporte fluvial para abastecer o interior do Pará.
Na segunda-feira (2), a Base Candiru já havia apreendido mais de 10kg de drogas em outra operação na mesma região. O diretor do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, Coronel José Vilhena, reforçou o compromisso das equipes em garantir a segurança pública, com rondas diárias para evitar o tráfico de entorpecentes nas águas da região.