Em áudio, indigenista denunciou pescadores do Vale do Javari antes de sumir: ‘Estão atirando na equipe’

O indigenista Bruno Pereira, desaparecido desde o dia 5 de junho, no Amazonas, denunciou pescadores do Vale do Javari que estavam atirando contra equipes de fiscalização na região. A informação foi obtida em áudio e divulgada pela TV Globo e Rede Amazônica.

No áudio, o indigenista cita uma reunião que ocorreria no dia 3 de junho na Comunidade São Rafael, local onde ele e Dom Phillips estiveram no dia em que desapareceram.

“A gente está preparando uma reunião, uma articulação para a Câmara de Vereadores e a Prefeitura [de Atalaia do Norte] na Comunidade São Rafael. […] Os maiores e grandes invasores da terra indígena aí. Eles vão perder o manejo do pirarucu que demorou 10 anos para eles tirarem. São esses caras [pescadores] que estão atirando na equipe, esses caras que atiraram na base. Não só do São Rafael, [do] São Gabriel, os carinhas de Benjamin [Constant] e outros de Atalaia [do Norte].”

O encontro, que não foi realizado, tinha como objetivo barrar o avanço da pesca ilegal de pirarucu. A prefeitura de Atalaia do Norte afirmou que o prefeito Denis Paiva tinha um compromisso urgente em Manaus. Dois dias depois, Bruno e Dom Phillips desapareceram.

Ouça o áudio: