
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) determinou o afastamento de Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta quinta-feira (15/5). A decisão foi proferida pelo desembargador Gabriel Zefiro.
Quem assume interinamente a presidência é Fernando Sarney, filho do ex-presidente José Sarney, que ficará responsável pela condução das próximas eleições da entidade.
Fernando Sarney, vice-presidente da CBF, havia acionado a Justiça solicitando o afastamento de Ednaldo Rodrigues do comando da confederação.
Este é o segundo afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. O primeiro ocorreu em 2023, em uma ação que contestava o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a CBF e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) em março de 2022, que garantiu a Ednaldo Rodrigues um mandato de quatro anos.
No processo atual, está em análise a validade do documento que reconhece a legalidade da eleição de 2022, na qual Ednaldo Rodrigues foi eleito presidente.