
O Presidente Donald Trump, em uma publicação noturna em sua plataforma de mídia social Truth Social neste domingo (4), disse que instruiu o Departamento de Comércio e o Representante Comercial dos EUA (USTR) a impor uma tarifa de 100% sobre filmes produzidos fora dos Estados Unidos e importados para o país.
“A indústria cinematográfica americana está morrendo muito rápido. Outros países estão oferecendo todos os tipos de incentivos para atrair nossos cineastas e estúdios para longe dos Estados Unidos”, escreveu Trump em sua publicação. “Portanto, autorizo o Departamento de Comércio e o Representante Comercial dos EUA a iniciar imediatamente o processo de instituição de uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos em terras estrangeiras que chegam ao nosso país. QUEREMOS FILMES FEITOS NA AMÉRICA, NOVAMENTE!”
Não está claro como tal tarifa seria imposta. Filmes são propriedade intelectual, não bens, portanto, representam um tipo de serviço que atualmente não está sujeito a tarifas.
No entanto, o USTR observa que alguns serviços podem estar sujeitos a certas barreiras comerciais não tarifárias, como regulamentações e incentivos fiscais. Isso pode prejudicar a produção cinematográfica americana.
Muitas cidades estrangeiras ofereceram grandes isenções fiscais a estúdios de cinema e televisão para gravar filmes e séries fora de Hollywood. Isso levou um grande número de produções a transferir suas operações para locais como Toronto e Dublin.
Em resposta, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, propôs um crédito fiscal massivo para trazer a produção de volta a Hollywood.
**Com informações CNN BRASIL