Dois homens tiveram reação à vacina da Covid no rosto

Um caso raro chamou a atenção sobre a vacina contra a Covid- 19 na Califórnia (EUA). Dois homens apresentaram bolhas no rosto após receberem a vacina da Moderna.

Os pacientes, um de 50 anos e outro de 80, procuraram atendimento médico com inchaço facial, crostas nas bochechas e pústulas. Eles haviam recebido a primeira ou a segunda dose da vacina. O tratamento feito com antibióticos e pomadas resolveram essas condições em 10 dias.

O paciente de 50 anos foi ao pronto-socorro quatro dias depois de receber sua primeira dose da vacina Moderna, sentindo calafrios. Ele não tinha histórico de reações alérgicas, preenchimentos faciais ou rosácea. Foram administrados os antibióticos Cefalexina e Halobetasol.

O outro homem de 80 anos havia tomado a segunda dose da vacina e procurou atendimento médico cinco dias depois dos sintomas. Em 24 horas após a injeção, ele  apresentou um inchaço facial, sendo acompanhado de vermelhidão e dor, além de fadiga e febre. Ao ser examinado, ele apresentou pequenas saliências vermelhas na pele, pústulas e crostas em suas bochechas e no nariz. Para ele, foram prescritos os antibióticos Vancomicina e Piperacilina, além do Tacrolimo, que é um medicamento imunossupressor.

Um equipe de pesquisadores que acompanhou o caso relatou que a vacina causou uma reação exagerada no corpo dos homens, fazendo com que a contagem de células brancas do sangue aumentasse, e o sistema imunológico lançasse uma resposta, na forma de erupção cutânea.

“A apresentação clínica de uma erupção facial com pústulas e os achados compartilhados de um denso infiltrado neutrófilo… apoiam uma erupção neutrofílica pustulosa facial como padrão de reação “, escreveram os autores do estudo.

No início deste ano, outros casos da vacina Moderna foram relatados, algumas pessoas, também na Califórnia, desenvolveram “braço Covid” (descrito como pele inchada ou com coceira), sete a 10 dias após serem imunizadas.