Dinamarca é 1º país do mundo a suspender campanha de vacinação contra a Covid-19

A Dinamarca anunciou a suspensão da vacinação contra a Covid-19. A campanha será finalizada em 15 de maio. A informação foi confirmada pela infectologista Bolette Soborg, consultora da autoridade de saúde dinamarquesa, em entrevista a agências internacionais.

Soborg informou que os convites para vacinação não serão emitidos após 15 de maio, mas as vacinações continuarão pelo país depois do verão.

Em fevereiro, a Dinamarca já tinha se tornado o primeiro país da UE a suspender todas as restrições contra a doença.

A primeira-ministra Mette Frederiksen disse em uma entrevista coletiva em fevereiro que apesar dos avanços, é preciso manter a atenção: “A pandemia ainda está aqui, mas com o que sabemos, agora ousamos acreditar que passamos pela fase crítica. Não ouso dizer que é um adeus final às restrições. Não sabemos o que acontecerá no outono, se haverá uma nova variante”.

Segundo o Ministério da Saúde local, a endemia de Covid está “sob controle”. As autoridades apontam que a cobertura vacinal primária no país já atingiu 81% da população.

Além disso, 61,6% dos dinamarqueses já receberam a dose de reforço. As taxas de internação e os números de casos e óbitos também apresentam estabilidade.